Leitura + Acessível / PNL2027

"A convite do PNL2027, Margarida Fonseca Santos e Isabel Peixeiro, no âmbito do projeto RE-WORD-IT, partilham um conjunto de estratégias de mediação, com o objetivo de auxiliar docentes, bibliotecários, educadores e famílias a utilizar novas abordagens na aprendizagem da leitura e da escrita, tornando-as mais acessíveis para todos. Saiba mais no site do PNL

Partindo de exercícios simples que fomentam uma maior concentração e foco na leitura, apresentamos várias estratégias que permitem agilizar a competência leitora, tornando-a mais eficiente e consciente. Treina-se assim o foco da atenção, o prazer da concentração atenta e a memória, tão necessária ao processo de leitura e escrita.

Sabendo que a audição interior, uma abordagem vinda da música, é de grande utilidade nos casos de dificuldades na leitura, este vídeo incide sobre as vantagens de criar uma leitura silenciosa mais rica, variada e alimentando o dicionário mental que serve de base a uma leitura fluente. Sendo esta uma estratégia de que os bons leitores não necessitam, a nossa experiência mostra-nos como, nos casos de grande dificuldade na leitura, esta pode ser uma chave para o sucesso.

Partindo de estratégias simples, pretende-se dotar os professores de ferramentas que fomentam a autorregulação na aprendizagem, o conhecimento dos mecanismos que cada aluno utiliza para aprender, compreender e reproduzir o que foi aprendido em novas atividades. Assim, pensamos sobre o pensamento, motivando a autonomia e a motivação intrínseca.

Neste vídeo, partilhamos materiais usados no combate à leitura e escrita deficientes, trabalhando sons parecidos, palavras com sonoridades muito próximas, frases com estrutura livre ou mais exigente. Através de jogos já experimentados e com resultados evidentes, deixaremos o caminho aberto para que se construam mais materiais do género.

Um clube de leitura baseado na escolha, na partilha do gosto (ou não) da leitura de determinado livro, na conversa sobre temas, personagens, géneros e estilos, numa convivência saudável com as leituras de outros. Este é um exemplo de um recurso que surgiu durante a pandemia e que poderá ser replicado com sucesso.

A revisão de texto, tantas vezes deixada para segundo plano, pode ser trabalhada com sucesso em textos pequenos, permitindo assim apurar a revisão, o cuidado na sintaxe e no vocabulário. Nascem assim textos significantes e, sendo curtos, capazes de criar impacto no leitor, deixando marcas profundas no gosto de escrever no que produz o texto.