Testemunhos

"Aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."  

(O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry)

Escritódromo

Na minha adolescência, pedi aos meus pais para ter aulas de português - não que fosse má aluna, mas tinha a certeza que precisava de saber explicar-me melhor, escrever de maneira mais clara porque isso tem impacto em todas as esferas da vida. Tenho essas aulas como uma grande aprendizagem, inclusivamente, na forma de pensar.
Por isso, e caso os meus filhos tivessem interesse, teria todo o gosto em proporcionar-lhes essa experiência. E foi o caso! Apostei na Isabel porque lhe reconheço competências, saber e jeito. E para estas coisas não é só o saber que conta, mas também o interesse e a vontade genuína em querer ajudar. 
Vamos voltar mais à frente, porque este é um processo de melhoria contínua. Obrigada, Isabel!

Magda, mãe da Carmen, de 11 anos

Conheci a Re-Word-It pela audição, através de um Podcast da Escola da Parentalidade Positiva, às mãos da Magda Gomes Dias - sua fundadora. A credibilidade do trabalho foi desde logo, inquestionável. Ume pesquisa pela marca, que confesso está mais discreta do que julgo ser a sua merecida posição. 

A simpatia na resposta que obtive ao meu longo texto, que gritava por ajuda na orientação da minha filha, e a forma apaziguadora como fui guiada, deixou-me confiante. 

No dia da primeira sessão que a Leonor teve com a Isabel, o seu entusiasmo á minha chegada a casa foi difícil de conter! Correu a contar-me os diversos desafios a que tinha sido exposta, contente com a forma como a Isabel a tirava da sua zona de conforto e lhe mostrava as palavras e as letras sob um prisma de onde nunca olhara! A sua alegria e a forma como me pediu que lhe comprasse um livro encheram-me de felicidade. 

E o entusiasmo continuou! 24h após, o livro estava nas suas mãos, para 24h volvidas desde a sua entrega este estivesse já devorado, ante a frase: "- A Isabel percebeu mesmo o género de livros de que gosto!" "Acho que lhe vou mandar um mail a pedir que me sugira outros, posso?"

E assim decorreram 4 semanas, em que as 3as feiras passaram a ter um sabor especial - para ela, pelas aprendizagens, desafios e conquistas; - e para mim, a cada chegada a casa, ansiosa por saber que novos desafios lhe haviam sido propostos, confessando que alguns deles me apetecia também a mim agarrar!

Não há maior prazer do que dizer, que volvido o período sugerido pela Isabel, a própria Leonor me pediu mais - quer continuar o caminho, quer continuar a descobrir na escrita e na leitura um mundo de sensações e oportunidades. Que alegria imensa me invade, por saber que este caminho só pode ser recompensador!

À Isabel, uma gratidão imensa!
 

Joana, mãe da Leonor, de 14 anos

Olá Isabel, gostei muito do trabalho que desenvolvemos ao longo das 4 sessões. Diverti-me imenso a fazer os desafios e, simultaneamente, aprendi muitos truques que me ajudaram a melhorar a escrita. Adorei todos os desafios, especialmente o de escrever uma história, pois no início foi difícil saber o que escrever, mas com a ajuda dos exercícios de desbloqueio, quando comecei a escrever não consegui parar. Até já sabia qual o final que queria para a minha história! 

Notei que melhorei bastante de cada sessão para a outra, não só na forma de escrever, mas também no vocabulário, técnicas para evitar repetições e reformular o texto. 

Obrigada e até à próxima!

Joana, 12 anos

A evolução da Joana (minha filha) foi notória, desde o primeiro desafio! O objetivo foi superado: a Joana construir uma nova visão de si própria enquanto jovem que é capaz de escrever de forma criativa, com recurso a técnicas que lhe permitem rever/melhorar o texto e, acima de tudo, de uma jovem que (re)aprendeu a gostar de escrever. Obrigada Isabel pelo carinho e pela paixão pela escrita que é contagiante.

Como este trabalho não tem fim, ficamos a aguardar novos programas!

Ana, mãe da Joana, de 12 anos

Palavra D'Escrita

Gostei muito do curso Palavras D'escrita. Foi uma experiência inesquecível!
Os temas propostos eram muito interessantes e criativos. Gostei especialmente de escrever sobre espionagem. Deu-me mais vontade de melhorar a escrita e descobri uma nova paixão: ler e escrever!

Gabriel, 10 anos

Ginasticar a escrita

em GRUPO

A partilha de experiências facultadas pelos formadores, António e Margarida, foi recheada de desafios complexos, de grande interesse e aplicabilidade e com muita qualidade.

Recomendaria sempre, sem restrições, esta formação!

Teresa Monteiro

Pode parecer uma daquelas respostas-chavão, mas usando o verbo que anda na boca das crianças: «adorei»! Tomei nota dos meus tiques de linguagem, das muletas em que me apoiava, e aprimorei uma série de técnicas de escrita. Mas acima de tudo, a minha vontade em escrever mais (e “melhor”), quadruplicou (e podia utilizar outros verbos da multiplicação :p). Sem mais nada a acrescentar – a não ser um agradecimento do tamanho das praias –, é isto.

André Paiva

Este curso estimula a escrita e a imaginação, desafia-nos com exercícios que podem parecer quase impossíveis, mas que, ao serem superados, com ajuda das ferramentas que nos são fornecidas ao longo do curso, nos deixam com uma sensação inigualável de superação! Recomendo vivamente!

Joana Mata

O curso “Ginasticar a escrita” permitiu-me explorar novas técnicas, linguísticas e literárias, no âmbito da escrita criativa. Através de desafios altamente motivadores, pude sair um pouco da minha zona de conforto no que toca à escrita e fazer experiências ao nível do texto. O «feedback» constante dos formadores foi essencial para uma boa evolução e para a consolidação de aprendizagens. Recomendo o curso a todos aqueles que gostem de escrever e estejam a dar os primeiros passos neste mundo tão interessante...

Ana Margarida Simões

Com o Ginasticar deixamos de temer a crítica e aprendemos a trocá-la por «apreciação». Apreciação do que escrevemos e do que escrevem os outros participantes.
Apreciação positiva e construtiva em que os professores do curso são mestres!
Enchem-nos de estímulos e desafios que nos encorajam a devanear por muitos caminhos.

Maria Gomes

Esta formação teve, tem e está a ter um impacto na forma como me relaciono com as palavras.
Formação rigorosa e muito criativa, sem ser um curso de escrita criativa. Desafia-nos, obrigando-nos a superar e quando tal acontece o nosso coração saltita de alegria e satisfação.
Recomendarei a formação aos meus amigos e conhecidos. Direi que a formação é excelente, mas não só, acrescentarei que as palavras ganharão novos sentidos e que a escrita será simultaneamente poderosa e terna.
Aprendi tanto! Gostei tanto!

Júlia Martins

Recomendo esta formação a todos quanto gostam de ler e escrever e querem aprender um pouco mais. Durante estas semanas percebi quais são algumas das minhas limitações e vícios e percebi o que posso e devo melhorar, não só pelas observações que me foram feitas, mas, também, pela apreciação dos trabalhos dos meus colegas.

Considero o modelo do curso um excelente exemplo de partilha e generosidade, o que ainda o torna mais enriquecedor. Vou ter saudades.

Ana Castela

O curso foi estimulante, melhorei vários aspetos da minha escrita: diálogos, coerência, estrutura e até fontes inspiradoras. As correções tiveram um grau de detalhe muito bom, e foi diversificado, quer nos temas abordados, quer no tipo de exercícios propostos. Recomendo!

João Paulo Chora

 
 
 
Image by Alexis Brown